Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Ervas com essência

< voltar

Tradição Francesa – Ervas com essência

Postado às 12:22 do dia 06/02/24
A imagem mostra a foto de pequeno buquê de ervas culinárias como louro, alecrim, salsa, tomilho e a frase: Tradition Française, herbes aux essences. Quando o termo "essência" não significa sintético. Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

“Ervas com essência” — assim são chamadas as ervas e plantas condimentares em francês. A razão é porque elas valem pelo seu cheiro. Podem até ter propriedades terapêuticas, mas são sobretudo usadas como temperos.

Desta expressão até que essência se tornasse sinônimo de óleo essencial foi um pulo. Veio apenas muitas décadas depois a ideia de que essência é o que está na planta, já que OE é o que se obtém da destilação. E mais tempo ainda pra que essência se tornasse sinônimo de fragrância sintética.

E espécies aromáticas? Este termo vem do Codex francês do séc. XIX: espécies são misturas de plantas ou partes de plantas secas pra se fazer infusões, decocções ou outros preparos. Se um espécie for oficinal, isto é, inscrita na Farmacopeia (um sinônimo mais atual pra Codex), a mistura de plantas será sempre feira em partes iguais.

E o aromáticas? Isto vem da ideia de que certas plantas valem muito mais pelo seu cheiro que por qualquer outra coisa — sobretudo porque seus benefícios se concentram no seu cheiro (na sua essência). Por esta razão, inclusive, que essências aromáticas acabou sendo sinônimo de óleos essenciais: porque seu benefício está em seu aroma (cheiro).

Venha aprender mais sobre a aromaterapia francesa comigo. Consulte a agenda de cursos abertos.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter