Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Higiene de Vida

< voltar

Tradição Francesa – Higiene de Vida

Postado às 12:45 do dia 08/03/21

O conceito de higiene de vida (hygiène de vie) caminha de mãos dadas com o conceito de terreno, que já abordei em outra postagem.

Higiene de vida são os hábitos saudáveis de vida: alimentação, exercícios, atividades de lazer e qualquer outra atividade que possa contribuir para um terreno são. Assim, podemos dizer que o resultado de uma boa higiene de vida é um bom terreno.

Embora a manutenção de hábitos saudáveis (higiene de vida) seja um conceito muito martelado pela medicina preventiva, alguns hábitos têm migrado da prevenção para a terapêutica, como é o caso de dietas ou de exercícios funcionais, por exemplo.

A higiene de vida também tem incorporado novas dimensões à medida que o conceito do adoecimento biopsicossocial (ou seja, adoecemos por fatores simultaneamente orgânicos, psíquicos e sociais) se amplia. Recentemente, o cultivo da espiritualidade tem sido cada vez mais visto como componente de igual importância na manutenção da saúde.

Nós temos um corpo, nós temos uma alma (psique) e temos um espírito. Sempre se falou em saúde orgânica, mas precisamos do advento da psicanálise com seu conceito de inconsciente pra que falássemos em saúde psíquica. Será que no futuro também falaremos de uma “saúde espiritual?” Não sabemos. Mas sabemos que, pra muitas pessoas, o cultivo da espiritualidade faz parte do que elas entendem como hábitos saudáveis de vida.

Já conhecia o conceito de higiene de vida com este nome?

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter