Casa Máy > Aromaterapia > No verão, o pé fica uma lixa, né? Dicas

< voltar

No verão, o pé fica uma lixa, né? Dicas

Postado às 15:15 do dia 07/02/23
A imagem traz a foto de uma tira de lixa enrolada e a frase: No verão, o pé fica uma lixa, né? Óleos essenciais e carreadores que vão ajudar. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Tem gente com mais tendência a ficar com a pele áspera e rachada nos pés. Mas mesmo aqueles que não têm sofrem no verão, quando andamos mais descalços. Pras solas não virarem um casco é importante manter a pele nutrida e hidratada. E, se houver rachaduras, os óleos essenciais podem ajudar bastante. Leia.

.

Uma boa base carreadora pra aplicar.

Uma boa pomada (cera + óleo graxo) ou um bom bálsamo (cera + manteiga + óleo graxo) podem ser feitos com os seguintes ingredientes: cera de abelha ou carnaúba + óleo de castanha-do-pará e/ou de patauá e/ou tamanu + manteiga de cacau e/ou cupuaçu.

Como fazer: as medidas são bem intuitivas: 1 medida de cera pra 3 ou 4 medidas de óleo, podendo-se substituir parte destas por manteiga, sempre lembrando que quanto mais cera, mais dura a textura. Põe tudo num banho-maria, derrete, tira do banho-maria e vai mexendo até esfriar. Caso se coloquem OEs na pomada, deve-se esperar que ela chegue quase na temperatura corporal.

.

Boas escolhas de OEs pra sua base carreadora

– alecrim-verdadeiro qt cânfora ou qt verbenona ou wintergreen ou bétula-doce: contribuem pra eliminação do excesso de pele ressecada. Atenção, há contraindicações tópicas pra estes OEs todos. Caso não as conheça, sugerimos que venha estudá-las conosco.

– patchouli ou cedro-virgínia ou copaíba bálsamo + gerânio ou palmarosa + pinheiro-silvestre ou cisto: contribuem pra restaurar a pele rachada.

Não tem por que usar mais do que 5% de OEs na pomada, mas usualmente ficamos na casa dos 2-3%.

.

Esfoliar as solas também é legal. Você pode usar um dos óleos graxos citados + um dos óleos essenciais citados e misturá-los com açúcar: 1 colher de sopa de açúcar + 1 colher de sopa de óleo graxo (mel também fica interessante em vez de óleo) + 1 gota do OE escolhido. Fazer isto 1-2x por semana tá de bom tamanho.

.

Agora, se quiser uma dica de vovó, aplique vick-vaporub nos pés cascorentos. Tem petrolatos, então fica de acordo com seu grau de naturebice. Mas é curioso que sua composição química guarde semelhanças com nossas indicações aromaterapêuticas.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter