Casa Máy > Aromaterapia > Inalação ou Olfação?

< voltar

Inalação ou Olfação?

Postado às 13:40 do dia 13/09/21

A gente inala ou a gente… olfata (olfata?!) um óleo essencial? 

Bom, evidentemente, ambos. 
A olfação depende da inalação, isto é, respirar pra dentro o OE de forma a sentir seu cheiro. 

Mas quando a gente fala sobre olfação, a gente tá querendo dizer que nosso objetivo é obter respostas olfativas do OE – e não exatamente aquelas que dependem da absorção sanguínea de seus compostos. 

Quando a gente fala em olfação, uma das questões que se impõe é nossa capacidade de sentir cheiros. Quando se fala de inalação, é a capacidade de aspirar gases e vapores com o nariz. Assim, todo mundo que respira, inala; mas nem todos que inalam, “olfatam”. Anósmicos, por exemplo, não “olfatam”, ie, não cheiram. 

Uma das características mais importantes da aromaterapia – e que a diferencia da fitoterapia – é que não usamos apenas ativos fitoquímicos dos OEs em nossa terapêutica: nós usamos o cheiro deste conglomerado de substâncias. E a resposta olfativa, você sabe, não está relacionada à absorção sanguínea de compostos. 

Por isso, quando se lê em manuais e livros algo como “olfação dos OEs”, “use o método da olfação”, queremos dizer: cheire. A olfação é propriamente a técnica da aromacologia e da psicoaromaterapia sutil. Não falamos em dose eficaz, não falamos em metabolismo. Falamos em uma resposta comportamental elicitada por um odorante. 
 
Quando falamos “inale”, “faça a inalação do OE”, já pensamos tanto em cheirar (porque não tem como não cheirar) quanto em absorver ativos pelo tempo e pela dose suficiente pra observar mudanças mais duradouras. 
 
E aí, já tinha parado pra pensar nestes termos? Este post conversa com o que publicamos antes de ontem, dos termos Fragrância Funcional, Aromacologia, Osmologia e Aromaterapia. Aí vale a pergunta: olfação é um método da aromacologia; poderia ser também da Aromaterapia? Se sim, qual seu argumento? Se não, por quê? (Já demos uma dica da resposta ali em cima…) 

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter