Casa Máy > Aromaterapia > A aromaterapia é uma pseudociência?

< voltar

A aromaterapia é uma pseudociência?

Postado às 17:04 do dia 19/04/21

A aromaterapia é uma pseudociência? 

Muitas vezes, a melhor maneira de responder a uma pergunta é fazer outras: o tratamento precoce pra covid19 é pseudociência? Ou é apenas má ciência? Ou foi ciência temporária? Quando a ciência desmente a si mesma, o que foi verdade então não era ciência? 

Outras perguntas: 

– No séc. XIX, Ignaz Semmelweis demonstrou a importância da lavagem das mãos pra evitar doenças. Foi ridicularizado. Pseudocientista? 
– Em 1911, Peyton Rous apontou a transmissão virótica de um tipo de câncer. Foi ridicularizado. Em 1989, um Nobel foi concedido a pesquisadores que confirmaram a ideia. Pseudociência? 
– Nos anos 1980, o Dr. Barry Marshall foi ridicularizado por dizer que a H. pylori estava por trás de lesões gástricas. Pseudocientista?  
– Dr. James Allison foi o primeiro a propor imunoterapia pro tratamento de câncer. Foi ridicularizado. Pseudociência? 

Quando acusam a aromaterapia de pseudociência, é possível imaginar que o acusador desconheça os 26.166 resultados que surgem no PubMed apenas usando o descritor “essential oil”.  

Complicado, porém, é se recusar conhecer a extraordinária complexidade dos OEs e seus mecanismos de ação, as intrincadas relações entre saúde e olfato, bioquímica e receptores olfativos e o papel da espiritualidade na felicidade humana só pra colocar tudo que se ignora na gaveta de pseudociência. 

O objeto científico é o fenômeno observável que pode ser explicado pelo método científico. Seria mais honesto supor que não temos métodos científicos desenvolvidos pra explicar todos os fenômenos observáveis com o uso dos OEs do que achar que o uso de OEs é pseudocientífico. 

Seria também menos arrogante. Tanto quanto o negacionismo significa cegueira à ciência, a soberba científica significa cegueira pela ciência. Ambos os comportamentos são ruins. 

Há fenômenos da aromaterapia que parecem magia mesmo. Mas a combustão, que produz fogo, já foi considerada um tipo de feitiçaria.  

E com isso não queremos isentar a aromaterapia do método científico (leia o post sobre Sci Washing), mas quero dizer que manter uma distância saudável do negacionismo & da soberba científicos é como se constrói conhecimento. 

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter