Casa Máy > Aromaterapia > Você inala terceirizando seus problemas para os OEs?

< voltar

Você inala terceirizando seus problemas para os OEs?

Postado às 09:47 do dia 31/05/21

A cena é esta: a pessoa recorre aos OEs porque tem alguma queixa emocional. Ou é estresse, ou é ansiedade, ou é melancolia, ou é fobia, não importa. Pro seu “tratamento”, ela compra um aromatizador de ambiente ou compra um colar olfativo. Então pinga algumas gotas de OEs no dispositivo, sente aquele cheirinho gostoso e volta a trabalhar no computador, ou volta a mexer nas redes sociais, ou volta a assistir série ou qualquer outra coisa semelhante.

Isto é o que chamamos de inalação vazia. A pessoa “terceirizou” seu problema emocional pros OEs, achando que basta inalar e já estará tudo resolvido.

Pelo menos na Casa Máy, a gente não encoraja as pessoas a “terceirizarem” seus problemas aos OEs assim como se terceirizam os problemas aos medicamentos convencionais de farmácia. Tipo: “óleos, resolvam a parada pra mim que vou voltar pro computador aqui, tá bem?” Não é assim…

Aqui a gente encoraja as pessoas a se implicarem em seu processo de cura, tornando-se uma das pontas de um tripé formado por OE, interagente e aromaterapeuta.

Em vez de uma inalação vazia, a gente indica que a pessoa esteja de corpo e alma presentes no processo, colocando-se inteira e conscientemente em parceria com os OEs. Incentivamos que as inalações sejam feitas assim:Você pinga o OE em um lenço de papel, senta-se numa cadeira ou se deita na cama, aproxima o lenço de papel do nariz e faz algumas respirações profundas. Depois, você mantém a inalação, com respiração normal, por mais 5 min a 10 min. Isto, sim, é uma inalação engajada, uma pausa regular no cotidiano que já é parte da terapêutica, quando paramos pra nos olhar, nos cuidar.

Este tipo de inalação, feita 2x a 4x por dia é muito mais eficaz segundo nossos anos de experiência. Além disso, gosto de pensar que as plantas ficarão bem mais dispostas a ajudar quem de fato estiver prestando atenção nelas. E você?

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter