Casa Máy > Aromaterapia > Quais OEs guardar em geladeira?

< voltar

Quais OEs guardar em geladeira?

Postado às 13:12 do dia 15/01/21

Se você nos acompanha ou se já foi meu aluno deve saber da famosa geladeira de OEs da Casa Máy.

Por que guardamos nossos OEs na geladeira? Porque lá é frio, escuro e sem umidade, tudo que um OE gosta pra não oxidar com facilidade.

Na realidade, não é obrigatório guardar os frascos de OEs em geladeira (hidrolatos sim, se não tiverem conservante, é obrigatório), mas aqueles que são mais propensos à oxidação convém guardar.

São eles: os cítricos (limão, bergamota, laranja, etc), os de folhas de coníferas (pinheiros, cipreste, junípero), tea tree (melaleuca), os ricos em anetol (funcho, anis-estrelado e erva-doce) e todos aqueles cuja composição seja majoritariamente de monoterpenos hidrocarbonetos como olíbano, breu, pindaíba, pimenta-rosa.

Mas estraga ficar “tira e põe na geladeira”?. Não, não estraga. O que oxida um OE é: calor, luz e o decorrer do tempo.

Pega cheiro na comida? Pega. Portanto, guarde-os dentro de um pote plástico tampado.

E os outros OEs? Precisa guardar? Se quiser, pode, mas é menos problemático. Por aqui, os ricos em sesquiterpenos que usamos com frequência como copaíba, cedro-atlas, vetiver e mirra não guardamos. Esses são bem menos propensos à oxidação.

Mas não fique neuras se não puder guardar na geladeira. Guarde dentro de um armário, tampas bem fechadinhas, numa área menos quente de sua casa. Só não guarde em banheiro. OE (e perfumes) odeiam banheiro, tá bem? Rsrs.

Me conte se sabia sobre esta dica de conservação dos OEs. Se já é meu aluno, com certeza já sabia.

Beijo de cheiro, Mayra.

😃

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter