Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Olfatoterapia, o método da olfação.

< voltar

Tradição Francesa – Olfatoterapia, o método da olfação.

Postado às 13:28 do dia 13/09/21

Você já deve ter lido sobre a “olfatoterapia” em livros franceses de aromaterapia. Ou talvez você já tenha lido sobre o método da “olfação”. A que estes dois termos se referem especificamente?

Ambos remetem ao uso olfativo dos OEs, visando a resposta límbica que a experiência proporciona. A aromacologia, por exemplo, vale-se da olfação para elicitar comportamentos transitórios a partir de cheiros.

Então, a aromacologia depende do método da olfação (cheirar fragrâncias, sejam elas naturais ou sintéticas).

Mas a olfatoterapia tem uma definição mais precisa: trata-se uma metodologia que é marca registrada do terapeuta Gilles Fournil (Olfactothérapie TM), criada nos anos 1990 a partir de seus estudos em somatologia e endobiologia.

Pra brasileiros, uma forma de explicar a OlfatoterapiaTM de Gilles Fournil seria compará-la ao Sistema dos 13 Aromas: existe um certo número de OEs atribuídos a cada chakra, trabalha-se com preferências olfativas. Mas as semelhanças param aí, pois a metodologia:
– também trabalha com as aversões olfativas;
– usa 76 compostos (12 OEs básicos, 52 OE raros ou inabituais, 8 sinergias);
– a formação completa compreende 7 estágios.

Atualmente, a formação na metodologia é dada apenas presencialmente na Europa. O site de Gilles se chama http://xn--olfactothrapie-jkb.com/ e existe um livro, de Alain Faniel, sobre o assunto, publicado na França.

E aí, achou interessante?

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter