Casa Máy > Aromaterapia > Francis Hallé – a reverência à floresta

< voltar

Francis Hallé – a reverência à floresta

Postado às 17:20 do dia 25/04/21

Em 2013, o diretor francês Luc Jacquet lançou o documentário Il Était Une Fôret (Era uma Vez uma Floresta). Tratava-se da história do botânico francês Francis Hallé, hoje com 83 anos de idade.  

A importância de Hallé pro conhecimento das florestas tropicais úmidas é incomensurável. Hoje, quando falamos com naturalidade sobre os VOCs (Volatile Organic Compounds), não imaginamos como esta ideia foi revolucionária há 40 ou 50 anos atrás ao propor que animais e plantas pudessem se comunicar através de uma química volátil. Mas Hallé estudava isso. 

Também postulou modelos arquiteturais de crescimento das árvores, o conceito de “crescimento tímido” e o de “unidades reiteradas”, que depois passaram a ser popularizados pela mídia e em livros de grande alcance como A Vida Secreta das Árvores, de Peter Wohlleben e nos livros de Stefano Mancuso. 

Hallé começou estudar as plantas ao se deparar com o crescimento de uma erva no umbral da janela de seu quarto. O fato de que a planta se desenvolveu sozinha lhe chamou atenção pra incrível independência e autonomia destes seres vivos, em comparação com os animais. E quando questionado da razão de, nos anos 1960, ninguém se interessar por botânica, ele responderia que isso era evidente, já que somos animais! 

Leia no blog da Casa Máy uma postagem em que traduzi trechos de entrevistas de Hallé. Será um inspirador fechamento de semana!  

Clique no link abaixo:

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter