Casa Máy > Aromaterapia > Melhor focar em livros ou em artigos científicos de aromaterapia?

< voltar

Melhor focar em livros ou em artigos científicos de aromaterapia?

Postado às 15:21 do dia 10/02/23
A imagem traz o desenho de uma folha com várias bordas arredondadas preenchida com textos e a frase: Livros ou artigos? Onde focar meu tempo de leitura? Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Diante de tantos artigos sobre óleos essenciais e aromaterapia e mais aquela pilha de livros pra ler, em qual focar primeiro?

.

Olha, a gente aqui é de opinião de que se deve privilegiar os livros. Por quê?

Pelo fato de que os livros representam o acúmulo das experiências clínicas com aromaterapia de décadas e décadas. A aromaterapia chegou até aqui não foi por causa de artigos científicos, mas por causa do trabalho de milhares de aromaterapeutas, sendo que alguns destes colocaram na forma de livro tudo que desenvolveram ao lado de seus interagentes.

.

Mas eu não deveria estar ao par das novidades científicas? Hum, depende.

1) Se você não tiver repertório pra ler artigo científico, o que inclui entender estatística e metodologia pra eliminar vieses, ler artigos científicos não será de grande ajuda e, pior, te fará acreditar em resultados de uma metodologia fraca;

2) As novidades científicas, em aromaterapia, se concentram massivamente em estudos pré-clínicos, o que requererá extrapolações nem sempre boas pra prática clínica;

3) Os ensaios clínicos muitas vezes não têm nada a ver com a prática em consultório pois são elaborados em contextos ainda não plenamente ocupados por aromaterapeutas, como hospitais.

.

Mas é óbvio que ler artigos científicos é importante depois de um certo estágio de maturidade clínica. Depois que você dominar a tradição, eles terão bastante utilidade. Até lá, se não souber por que franceses não recomendam tanto aromatização de ambientes ou por que ingleses usam tanta jojoba, melhor focar em livros.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter