Casa Máy > Aromaterapia > Por que a aromaterapia é tão atacada por perfis que divulgam ciência?

< voltar

Por que a aromaterapia é tão atacada por perfis que divulgam ciência?

Postado às 16:40 do dia 26/10/21

Por que a aromaterapia é tão atacada por perfis que divulgam ciência? 

Na primeira razão talvez estejamos implicados: toda vez que pretendemos que a aromaterapia seja uma terapia cientificamente comprovada e fazemos extrapolação de pesquisas pré-clínicas e não oferecemos ensaios clínicos relevantes com humanos, somos percebidos como profissionais que não entendem sobre medicina baseada em evidências. E isto é uma prato cheio pra nos atacarem. É preciso entender isto. 

Outro ponto é que a aromaterapia é uma terapêutica emancipatória: ela torna as pessoas emancipadas pra cuidar de sua própria saúde. Ela também faz as pessoas questionarem sua relação com o meio-ambiente, com o consumo desenfreado, com a falta de escolhas para sua alimentação, lazer e trabalho e… para as soluções que as terapias convencionais oferecem. Fazer as pessoas pensarem por conta própria também é algo que atrai ofensivas.  

Importante é, a cada ataque que a aromaterapia receber, nos mantermos abertos às críticas e as usarmos pra fortalecer nossa prática. Como também é importante sabermos identificar críticas infundadas e apontar os argumentos contra elas. 

 

E, claro, é preciso ter sabedoria pra escolher quando vale a pena e quando não vale a pena entrar nas polêmicas. O exemplo de seriedade de nosso trabalho se constrói no dia a dia, interagente após interagente, e não nas lacrações e divididas em redes sociais. 

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter