Casa Máy > Aromaterapia > A substituição da ravintsara e da ravensara

< voltar

A substituição da ravintsara e da ravensara

Postado às 11:06 do dia 22/07/22
A imagem traz o desenho de dois pares com duas folhas cada e a frase: A substituição da ravintsara e da ravensara. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Grande confusão com os diversos OEs chamados ravensara/ravintsara! Primeiro é preciso distingui-los pra depois saber como os substituir:

– Ravintsara vem das folhas do canforeiro (Cinnamomum camphora) quimiotipo 1,8-cineol. É um OE que usamos de forma praticamente igual a um eucalipto rico em cineol.

– Ravensara vem ou das folhas ou das cascas da Ravensara aromatica, que é sinônimo de Ravensara anisata. O OE das cascas é composto majoritariamente de estragol e, por isto, fortemente restrito devido à toxidade desta molécula. O das folhas contém menos estragol, tendo seu uso um pouco mais disseminado.

.

Feita esta diferença, mais ou menos já dá pra sacar que não tem como substituir a ravintsara pela ravensara. Embora ambos venham de plantas do Madagascar, são bem diferentes entre si. Se for pra substituir a ravintsara, eucaliptos ricos em cineol ou mesmo tea tree seriam mais indicados, ao passo que um melhor substituto para a ravensara folhas seria um pinheiro-ponderosa ou um manjericão, por exemplo.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter