Casa Máy > Aromaterapia > Substituição de lavanda por bergamota

< voltar

Substituição de lavanda por bergamota

Postado às 15:48 do dia 21/12/21

Posso substituir lavanda-verdadeira (Lavandula angustifolia) por bergamota (Citrus x aurantium var. bergamia)? Olhe que esta é uma boa pergunta. E é uma pergunta de quem já deve ter estudado a composição destes dois OEs ou, cheirando um e cheirando outro, deve ter reparado que a bergamota tem notas de lavanda.

Como a gente vem explicando nestes posts em que falamos sobre substituições, você precisa saber o que busca em um OE pra daí saber se consegue substituí-lo por outro.

Vamos imaginar o cenário 1: você quer substituir a conotação olfativa da lavanda por outro OE. A bergamota faria isto? Bem, num primeiro momento, não, mas se você, dentro de uma composição, ficasse sem lavanda e só tivesse a bergamota e desse sorte de ter este OE com os teores máximos de acetato linalílico e linalol, sim, talvez desse pra enganar um olfato menos treinado. 😁

Cenário 2: você detesta o cheiro da lavanda e quer experimentar algo semelhante pra dormir, leu alguns papers do silexan e tals. Tem boa chance da bergamota lhe ajudar. Vá em frente, inale este OE ao longo do dia e à noite. É bastante relaxante também.

Cenário 3: você quer a informação sutil da lavanda. Aqui, lascou-se. Lavanda é erva, bergamota é fruta. Uma tem a qualidade do ar, outra do fogo. Mas este campo é tão subjetivo que qualquer coisa tá valendo.

E você, já usou um pelo outro? Em quais situações?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter