Casa Máy > Aromaterapia > Substituição de pinheiro-silvestre por pinho

< voltar

Substituição de pinheiro-silvestre por pinho

Postado às 10:54 do dia 24/02/22
Sobre um fundo verde-claro, no lado direito surge uma pinha desenhada apenas com traços de caneta. Sobre o fundo, a frase: pinheiro-silvestre pelo pinho, rola esta substituição? Completam a imagem o nome do site www.casamay.com.br e o logotipo de Casa Máy.

Pinheiro-silvestre pelo pinho.

Aqui está um caso de substituição provocado por semelhanças entre nomes populares, já que pinheiro-silvestre e pinho não pertencem sequer ao mesmo gênero botânico. Você ouve pinho e acha que se trata de um pinheiro, certo? Errado: trata-se de um abeto, o Abies sibirica, às vezes chamado de pinho-siberiano ou – como a Casa Máy prefere – abeto-siberiano. Já o pinheiro-silvestre é o Pinus sylvestris. Ambas as árvores são coníferas (família Pinaceae), ambas produzem OE nas folhas. E então, posso substituir um pelo outro?

Olhe, talvez seja possível no aspecto sutil, se você estiver buscando a informação que as coníferas trazem sobre maturidade, crescimento espiritual, desapego, aprendizado da passagem do tempo. Ainda assim, comenta-se de um traço mais viril no pinheiro-silvestre que no abeto-siberiano.

Já no aspecto farmacológico, certamente ambos ajudarão com potencial antioxidante, imunoestimulante, anti-inflamatório, expectorante e antisséptico. Mas existe uma diferença que a gente acha importante: o OE de abeto-siberiano (pinho) possui um catatau de acetato de bornila, coisa que o OE de pinheiro-silvestre não possui. Por esta razão, o potencial analgésico do abeto-siberiano tenderia a ser maior que o do pinheiro, sobretudo por inalação e, talvez, o potencial cosmético (indutor de superóxido dismutase) também seja (clareamento de pele e cicatrização).

Na tradição da aromaterapia, o OE de pinheiro-silvestre vem sendo usado pra afecções do trato urinário, algo que não ocorre usualmente com o de abeto-siberiano, embora pudesse. Se estivermos pensando em uma cólica renal, o alívio inalatório do abeto-siberiano talvez fosse mais imediato, ao passo que uma infecção urinária contasse melhor com compressas de pinheiro-silvestre complementarmente ao tratamento padrão.

Realmente, é importante saber o que se busca em um OE antes de sair substituindo-o por outro. E mais importante é saber que nomes populares podem levar a equívocos de substituição, como achar que pinheiro e pinho são espécies botânicas irmãs. Fique atento a isto.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter