Casa Máy > Aromaterapia > Substituição do limão siciliano pelo taiti

< voltar

Substituição do limão siciliano pelo taiti

Postado às 16:52 do dia 27/01/22

Nos livros escritos originalmente em inglês e francês, quase nunca se vê usar o OE de limão-taiti: usa-se o limão-siciliano. Mas ocorre que no Brasil temos uma produção abundante do OE de limão-taiti (lá fora, chamado de “lime”/”citron-vert”/”limette”, enquanto o siciliano é chamado de “lemon”/”citron”/”citron-jaune”). Por isto, é válido perguntar se podemos substituir o siciliano pelo taiti.
.
De um modo geral, a resposta é sim, tanto no uso farmacológico, quanto no sutil. Porém, seria bom saber de algumas nuances.

Primeiro, você precisa ter certeza de que seu limão-taiti é o Citrus x latifolia. Caso você compre um OE de “lime” com o nome botânico Citrus x aurantifolia, tem grande chance de você comprar a lima-mexicana e, se este OE for destilado, você terá um OE que cheira a pinho-sol em vez de a cítrico.

Segundo, o OE destilado de limão-taiti possui menores teores de citral, b-pineno e g-terpineno que o OE prensado, e maiores de p-cimeno, terpinen-4-ol e a-terpineol (SANTOS, 2003). Se estiver usando o OE sozinho, isto não fará muita diferença prática mas, em uma sinergia com OEs ricos nestes componentes, talvez faça.

Terceiro, entre os 2 OEs prensados, há diferença significativa no teor máximo de diluição a fim de evitar fototoxidade: o taiti é mais fototóxico que o siciliano. Conforme Tisserand & Young (2014), 0,7% é o limite para fototoxidade do taiti, e 2% pro siciliano. (Já os OEs destilados não oferecem este risco.)
.
Do ponto de vista da perfumaria, o OE do siciliano é mais apreciado, porque tem um aroma cítrico refinado, menos rústico. Mas isto é uma questão de gosto. De toda forma, como ambos são ricos em d-limoneno, e o d-limoneno é um alergizante, perfumistas tomam cuidado com os níveis totais da molécula no perfume, a fim de garantir as recomendação da IFRA. Entretanto, em perfumaria se usam OEs cítricos deterpenizados, o que diminui significativamente os teores de d-limoneno, já que os terpenos são super oxidáveis, atrapalhando em muito a estabilidade do produto cosmético final.
.
Interessantes estas informações, né? Você usa mais qual dos dois OEs de limão?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter