Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Aromassiniatria

< voltar

Tradição Francesa – Aromassiniatria

Postado às 09:47 do dia 02/02/22
Imagem com título Tradição Francesa e subtítulo Aromassinatria do Dr. Roger de la Fuye. Mostra o desenho da Grande Muralha de China

Você conhece a importância de médicos militares para a aromaterapia francesa, como Dr. Jean Valnet. Outro médico militar também teve importância: Dr. Roger de la Fuye (1890-1961), que é considerado um dos introdutores da acupuntura na França.

Sustentando que a “antiga medicina chinesa” deveria se ocidentalizar, ele propôs voltá-la na direção da ciência, desobrigando-a de sua metafísica. A esta inflexão da MTC rumo à ciência, Dr. de la Fuye deu o nome de “siniatrie”, siniatria em português, que vem do grego “síno”, nome dado para se referir à antiga China..Dr. Roger não apenas “ocidentalizou” a acunputura, como também desenvolveu o que chamou de homeossiniatria, que veio a ser a confluência entre hoemopatia e acupuntura.

Não demorou pra que um grupo de médicos acupunturistas franceses, que também eram aromaterapeutas, desenvolvesse a “aromasiniatrie”, aromassiniatria em português, que vem a ser o uso dos óleos essenciais em pontos da acupuntura.

O uso de OEs em pontos da acupuntura e nos percorridos não é novidade, mas o nome aromassiniatria talvez seja uma coisa legal que quisemos ensinar aqui.

Confira neste blog mais posts que já escrevemos sobre a tradição francesa de aromaterapia. São bacanas, não?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter