Casa Máy > Diversos > Tradição Francesa – Bol d’Air, René Jacquier

< voltar

Tradição Francesa – Bol d’Air, René Jacquier

Postado às 10:47 do dia 28/09/21

Em 1947, o químico francês René Jacquier desenvolveu um equipamento para aportar mais oxigênio às pessoas. Este equipamento se chamou Bol d´Air (R) (expressão que significa ar puro, ar fresco, em francês). 

À primeira vista, o aparelho é um nebulizador. Entretanto, ele não funciona da mesma forma. Ele trabalha com o OE de terebintina (Pinus pinaster oleorresina), quimiotipado para não conter delta-3-careno (molécula sensibilizante e irritativa às mucosas respiratórias), e vaporizado em sua forma peroxidada, mas em uma dose que previne que o OE aja como um radical livre. Pelo contrário, segundo materiais disponibilizados no site da Holiste (R) fabricante do aparelho, a associação dos alfa- e beta-pinenos do OE com o O2 acaba acarretando em uma ação antioxidante e que melhora a saturação do O2 celular. 

O Bol d´Air Jacquier (R) atualmente é vendido em 3 modelos, seja para uso doméstico, seja para uso hospitalar. Você não ouvirá falar dele facilmente, mas é mais uma prova da imensa capacidade da tradição francesa de aromaterapia de produzir técnicas inovadoras de uso dos OEs, dentro da abordagem integral e complementar de saúde. 

E aí, já conhecia este aparelho? Gostou de conhecê-lo? 
Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter