Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Tomilho qt linalol e qt tuianol

< voltar

Tradição Francesa – Tomilho qt linalol e qt tuianol

Postado às 10:12 do dia 18/03/21

Você já sabe que o tomilho (Thymys vulgaris) produz quimiotipos (qt); muitos quimiotipos, aliás.

No Brasil, o qt mais comum é, de longe, o timol. Embora o qt timol seja extraordinário em muitos aspectos, ele é um OE dermocáustico. Por isso, é difícil usá-lo externamente, assim como internamente (mucosas).

Mas um OE com potencial antimicrobiano, antioxidante e anti-inflamatório tão impressionante produz outros três qt relativamente suaves:
– qt geraniol
– qt linalol
– qt tuianol
Veja que, nestes quimiotipos, sai a grande carga de fenóis, e entra uma carga maior de álcoois.

O qt linalol é encontrado no Brasil (Laszlo, Terra Flor, Tisserand) e costuma ser o quimiotipo mais comumente indicado a públicos de exceção quando há necessidade de que o tomilho seja empregado. O farmacêutico Jean-Phillipe Zahalka o recomenda a crianças a partir de 7 anos de idade. Já o qt tuianol (Laszlo), este mesmo autor indica a crianças a partir de 12 anos. Se esta idade parece muito alta, pense que, em relação ao qt timol, ele indica o uso apenas a adultos.

Infelizmente, o qt tuianol tem uma baixa produção anual (apenas uma colheita por ano); por isso, é caro e raro. Pra substituí-lo, Zahalka recomenda que se use o OE de manjerona-francesa, que possui uma composição bastante próxima. Já o qt linalol tem produção mais abundante. Para a farmacêutica Danièle Festy, ele é especial para infecções ORL com crianças.

E aí, conhecia estes tomilhos mais adaptados aos públicos de exceção?

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter