Rosas, tuberosa, manjericão, louro: um composto em comum

Teste seus conhecimentos.

Tome os seguintes OEs e absolutos:

  • rosa-damascena;
  • rosa-centifólia;
  • tuberosa;
  • manjericão-exótico;
  • louro.
A imagem tem como fundo a foto de um ramo de tuberosa, com flores brancas em formas de pingentes virados para cima, rosáceos, sendo que alguns estão abertos com pétalas alongadas. Está escrito: Teste seus conhecimentos. rosa-damascena, rosa-centifólia, manjericão-exótico, louro. Qual composto esses OEs têm em comum que responde por suas restrições de uso? Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, fundada em 2009, e o site www.casamay.com.br.

.

Todos esses OEs e ABSs possuem restrições de uso dérmico sobretudo em função de um composto, que aparece em percentuais baixos em suas composições. Qual é ele?
Metileugenol.

.

O risco desse composto é o da carcinogenicidade, o mesmo, aliás, do metilchavicol, que é encontrado apenas no OE de manjericão-exótico.

.

Os estudos que conduziram as principais agências reguladoras de ingredientes em cosméticos a imporem percentuais máximos desses odorantes foram conduzidos em animais, mas indicam que a exposição em humanos apresentaria riscos semelhantes.

.

Mesmo considerando que esses odorantes contêm compostos antioxidantes e antitumorais que, teoricamente, poderiam contrabalancear os efeitos do metileugenol, o estabelecimento da segurança dessas substâncias no contexto da aromaterapia ainda precisa ser feito.

.

De toda forma, os limites dérmicos respectivos, conforme Tisserand e Young (2014), são: rosa-damascena OE, 0,6%; rosa-centifolia ABS, 2,5%; tuberosa ABS, 1,2%; manjericão-exótico, 0,1%; e louro, 0,5%.

.

Gostou de aprender? Temos um novo curso começando em março de 2026: Aromaterapia na Tradição Francesa. Venha estudar comigo!

.
Beijo de cheiro, Mayra.