Casa Máy > Aromaterapia > Conceitos essenciais: oxidação e contaminação

< voltar

Conceitos essenciais: oxidação e contaminação

Postado às 15:06 do dia 06/11/24
A imagem traz duas flores de centáureas e a frase: Conceitos essenciais: oxidação e contaminação. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, fundada em 2009, e o site www.casamay.com.br.

De bate pronto:

– oxidação ocorrerá sobretudo no seu óleo essencial; e

– contaminação ocorrerá no seu hidrolato.

Quando dizemos que um OE estragou, queremos dizer que ele oxidou, que é o tipo de degradação mais frequente de ocorrer às suas moléculas. Entre elas, os monoterpenos (limoneno, pineno, sabineno, neral, linalol…) são bastante propensos a reagir com o oxigênio atmosférico e se oxidar. Luz e calor também geram compostos degradados ou podem mudar o excesso enantiomérico em um dado OE. Outra degradação que ocorre é a polimerização de algumas moléculas suscetíveis.

Já a contaminação não é uma preocupação com OEs, pois são considerados substâncias estéreis, ou seja, neles não ocorre crescimento de microrganismos. Papo bem diferente é com os hidrolatos. Embora a oxidação possa ocorrer na fração aromática do HA (que é da ordem de 0,05%), a preocupação principal é com o crescimento de fungos e bactérias na água que, afinal, representa quase 100% do HA.

Venha estudar na Casa Máy. Aqui também nos preocupamos em instrumentalizá-lo com conceitos e vocabulário da profissão.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter