Casa Máy > Aromaterapia > OEs Anetolados e sua toxidade

< voltar

OEs Anetolados e sua toxidade

Postado às 11:16 do dia 05/11/21

Óleos essenciais anetolados são ricos em trans-anetol, um éter que aparece em quantidades bastante significativas nos seguintes OEs: 

– funcho (Foeniculum vulgare); 

– erva-doce (Pimpinella anisum); 

– anis-estrelado (Illicium verum). 

Anetol é uma molécula com (fraca) ação estrogênica que os autores Tisserand e Young incluem entre as contraindicações de uso em gestantes, lactantes, pacientes com câncer estrogênio-dependente e endometriose. 

 

Entretanto, embora esta contraindicação seja a mais famosa destes OEs, há três outras bem importantes, sobretudo no uso oral: 

– no caso de pacientes hipertensos: o OE de funcho pode aumentar levemente a PA; 

– no caso de uso anticoagulantes: o anetol é um antiagregador plaquetário, podendo potencializar estes medicamentos, o que aumenta o risco de hemorragias; 

– hepatotoxidade: doses orais altas ou prolongadas de OEs ricos em anetol podem causar danos ao fígado. 

As contraindicações pra gestantes, pacientes com CA estrogênico e endometriose são para qualquer via de administração. As demais, sobretudo pro uso oral. 

 

Todas estas contraindicações têm por base o livro Essential Oil Safety (2014). Há autores que as questionam como, por exemplo, aqueles que indicam o uso de OEs anetolados pra estimular a lactação (Baudoux, Festy, Zahalka). 

Outra coisa importante de você saber é que o cis-anetol, molécula na qual o trans-anetol se transforma quando degradado, tem toxidade bem maior, inclusive ao SNC. Usar um OE anetolado dentro da validade é imprescindível. 

Se quiser aprender mais, assista à nossa palestra Os Óleos Essenciais Difíceis. Ela é gratuita e você pode pedir o link aqui em nosso site . 

Foi útil esta postagem?  
Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter