Casa Máy > Diversos > OEs com Alfa-pineno

< voltar

OEs com Alfa-pineno

Postado às 13:44 do dia 13/09/21

A molécula alfa-pineno é uma das responsáveis pelo cheiro resinoso e amadeirado dos vários OEs obtidos das folhas de coníferas.

Mas se engana quem acha que este composto, que possui atividade antimicrobiana, analgésica e anti-inflamatória, ocorre apenas em pinheiros, abetos e espruces. Trata-se de um dos monoterpenos mais bem distribuídos entre os OEs.

Uma coisa a gente sempre precisa lembrar sobre OEs ricos em pinenos: oxidam-se rápido. E o pineno oxidado vira um gremlin do mal, capaz de causar alergias à pele e às mucosas. Geladeira nos OEs ricos em pineno!

Veja uma lista de OEs ricos em pinenos:
– pra aquela atmosfera árvore de Natal: use OEs do gênero Pinus, Abies, Tsuga ou Juniperus;
– se sua vibe é incensar good vibes: os olíbanos (gênero Boswellia) são grandes produtores de alfa-pineno;
– Férula, mástique, cisto e terebentina pra quando você quiser dar uma de A Diferentona pra usar alfa-pineno;
– alecrim-verdadeiro qt pineno ou qt acetato de bornila pra quando você quiser posar de nerd dos paranauês de quimiotipos;
– pimenta-preta ou cannabis destilada pra quando quiser aquele casamento lindo entre o mais comum dos monoterpenos com o mais comum dos sesquiterpenos (cariofileno).

Curtiu este post? Saiba que todas nossas aulas têm muito conteúdo de química e farmacologia dos OEs. E no novo curso 25 OEs também estudamos 28 moléculas. Bacana, né? 😃

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter