Casa Máy > Aromaterapia > Uma gota é uma gota é uma gota
Uma gota, como você pode imaginar, não é uma medida exata – mas é extremamente prática e usada universalmente no meio aromaterapêutico.
A medida não é exata porque:
– os gotejadores não são padronizados;
– as densidades dos óleos essenciais não são iguais.
Ainda assim, com exceção de posologias em ensaios clínicos, esta imprecisão não é um fator que impede a aplicabilidade dos protocolos em aromaterapia, mesmo em estabelecimentos de saúde.
Em média, 1 gota pesa 40 mg. Em média, ocupa o volume de 0,05 mL.
Todas as escolas acabam adotando uma medida aproximada para transformar mL ou g em gotas. Em países cujo sistema de medidas é o métrico, tomar 1 mL como equivalente a 25 gotas facilita bastante este cálculo. Mas este número pode ser outro em países que adotam unidades inglesas.
30 g ou 30 mL costuma ser a quantidade que se usa para uma massagem de corpo inteiro em adultos. E 2% costuma ser uma concentração comum pra massagens de corpo inteiro. Se a premissa for de que 1 g = 1 mL = 25 gotas de OE, o cálculo de quantas gotas equivale a 2% para uma porção padrão de creme ou óleo de massagem será 15 gotas.
Como 2% está numa medida razoável de segurança, se o gotejador for muito apertado ou mais largo, não será tão grave assim se no final você tiver 0,6 g ou um tantinho a mais ou a menos. Serão 15 gotas em 30 g.
Aliás, em farmacoterapia de uso tópico existe também uma medida mais ou menos fluida como a nossa gota: chama-se “fingertip unit” e equivale a espremer a pomada de um tubo com 5 mm de boca na ponta do indicador até a primeira dobra do dedo. Esta espremida dá em média 0,5 g. Então, fique em paz com as gotas, inclusive virginianos.
Beijo de cheiro, Mayra.