Casa Máy > Aromaterapia > Densidade dos OEs e nº de gotas

< voltar

Densidade dos OEs e nº de gotas

Postado às 09:47 do dia 07/02/22
Cartaz com fundo azul claro, tem a seguinte frase escrita "Densidades dos óleos essenciais e o número de gotas". Segue a imagem de um conta gotas desenhado em preto. Abaixo está a informação do site www.casamay.com.br e o logotipo da Casa Máy.

Você já deve ter topado com a informação de que 1 mL de OE equivale a um nº que varia de 20 a 40 gotas. A pergunta é por quê e como saber certinho o nº de gotas.

O nº varia porque cada OE tem densidade diferente, como também pingam de gotejadores com diferentes calibres (além do fator temperatura)..A maioria dos OEs tem densidade < 1; alguns poucos, > 1, como bétula-branca, cálamo, canelas ricas em eugenol ou aldeído cinâmico, levístico raízes, mirra e gatária.

Como o volume é inversamente proporcional à densidade, quanto mais denso, menor volume. Traduzindo, quanto mais denso, menos gotas ocuparão 1 mL (em temperatura e pressão constantes).

Se você tiver uma pipeta graduada, é simples pegar 1 mL de OE: basta aspirar o OE até esta marca. Do contrário, assumindo que a pipeta calibrada pra água medirá 20 gotas de água pra 1 mL e lembrando que a água tem densidade 1, use a fórmula D1*V1=D2*V2, na qual 1 é água e 2 é o OE em questão:

1*20=0,9046*x

x=20/0,9046

x=22,10 gotas (arredondando, 22 gotas do OE em questão, nesta pipeta, é 1 mL).

Pra este cálculo, usamos a densidade da camomila-romana. No dia a dia, este cálculo é dispensável. Aqui na Casa Máy a gente assume que os gotejadores das marcas são todos meio parecidos e trabalhamos com 1 mL = 25 gotas porque facilita as contas. Mas é importante saber como se chega neste número.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter