Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Gotas nasais

< voltar

Tradição Francesa – Gotas nasais

Postado às 18:34 do dia 26/02/24
A imagem mostra o desenho de perfil de um rosto humano com uma luz entrando pelas narinas e o seguinte texto: Tradition Française: gouttes nasales. A via nasal tópica. Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

A via tópica nasal não é comum, mas é citada na tradição da aromaterapia francesa.

A dificuldade da utilização desta via se deve a:

– obter uma formulação que seja adequada ao pH com tendência à neutralidade ou levemente alcalina da mucosa nasal;

– não interferir negativamente na função ciliar, o que depende bastante da concentração de OE usada, que deve ser muito baixa;

– obter uma formulação estéril, com um conservante compatível, e que se dissolva ou se misture bem com o muco e não altere as secreções negativamente.

Tal formulação não é possível de ser feita em casa com segurança e por isto, quando as gotas nasais são citadas por alguns autores, são citadas pra uma manipulação magistral em farmácia.

Um conservante, um emulsionante, uma fase oleosa e outra aquosa, além do(s) OEs deve fazer parte de uma formulação assim.

As indicações que aparecem – quando aparecem, já que é uma raridade aparecerem – – se concentram em situações de infecções nasofaríngeas.

Venha aprender mais estudando aqui na Casa Máy. Consulte os cursos que temos disponíveis.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter