Casa Máy > Aromaterapia > Duas classes de carreadores
Se você nos segue já deve conhecer o mantra da diluição ou o poema da diluição. Então não vamos frisar de novo a importância de diluir os OEs antes de os aplicar na pele.
Mas é preciso entender que diluir OEs em um carreador é diferente de dispersar OEs em um carreador – e dispersantes também são usados como carreadores na aromaterapia, em todas as interfaces de uso.
Um diluente diluirá os OEs por também ser de natureza apolar. Lembre da máxima: polar dilui polar e apolar dilui apolar. Entre os diluentes apolares, os melhores pra pele são os óleos graxos e manteigas.
Mas ha dispersantes, de natureza polar, que acabam sendo usados como carreadores, pra dispersá-los. Quer ver só?
– água;
– mel;
– géis como de carbopol, alo vera, ágar.
Vale lembrar que há carreadores como sabões líquidos, álcool e solubol que diluem os óleos essenciais embora possam também ser diluídos em água graças ao fato de serem substâncias anfifílicas. Eles são formados por moléculas com uma cabeça polar e uma cauda apolar.
Diluentes podem receber uma grande concentração de OEs, mas os dispersantes não podem. Você pode notar isto quando coloca um monte de OE no mel e o OE sobe porque sua quantidade foi excessiva.
Você consegue concluir qual classe de carreador é mais segura pra pele e quais seriam mais adequados conforme o tipo de uso?
Este é o tipo de conteúdo que você aprenderá aqui na Casa Máy. Venha estudar conosco!
Beijo de cheiro, Mayra.