Casa Máy > Aromaterapia > Mitos greco-romanos que explicam a origem de plantas

< voltar

Mitos greco-romanos que explicam a origem de plantas

Postado às 14:38 do dia 08/02/24
A imagem mostra  estátua em mármore da Vênus de Milo, o dorso nu, os cabelos divididos ao meio e preso, um tecido cobrindo dos quadris pra baixo. A estátua não tem os braços. Lê-se a frase: Mitos greco-romanos que explicam a origem das plantas e 7 itens que podem ser lidos na postagem. Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

Algumas histórias da mitologia greco-romana que se relacionam com plantas produtoras de OEs e trazem muito simbolismo sobre as propriedades destas:

1. O caçador Cypariasius e o cipreste;

2. Dafne e o louro;

3. Ninfa Mintha e a hortelã:

Há algumas versões deste mito. A de que gostamos diz que Perséfone, esposa de Hades, tropeçou sobre seu marido e sua amante, Mintha, enquanto faziam amor no bosque onde costumavam passear. Furiosa, Perséfone transforma a ninfa em uma erva pra que qualquer um pudesse pisar por cima. Compadecido do destino de sua falecida amante, Hades resolveu perfumar a erva pra que seu cheiro alertasse sua presença. Assim, a hortelã (cujo gênero é Mentha) surgiu.

O OEs das espécies mais comuns de hortelã é rico em mentol e é usado pra se manter a atenção e como analgésico. Na psicoaromaterapia sutil, gostamos de usar a hortelã pra quando o castigo parece excessivo e se busca reparação dele.

4. O luto de Afrodite por Adônis e a rosa;

5. Afrodite amamentando Eros e o jasmim

6. O incesto de Myrra e a mirra

7. Funcho e sua associação com o vinho e Baco

Siga a Casa Máy no Face, no X (Twitter) e no Threads que vamos contando destes mitos pra você. Eles nos ajudam entender a psicoaromaterapia dos óleos essenciais destas plantas.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter