Casa Máy > Aromaterapia > Caracterologia na Psicoaromaterapia

< voltar

Caracterologia na Psicoaromaterapia

Postado às 16:36 do dia 26/10/21

Caracterologia é o estudo do caráter; por extensão, da personalidade. O conceito, aplicado às artes terapêuticas e médicas, refere-se quase sempre à classificação de biótipos humanos, ou seja, tipos humanos que definem a que constituição psíquica e/ou física as pessoas pertencem. 

A medicina antiga da Índia, o Ayurveda, falará em 3 biótipos básicos: pitta, vata, kapha. A Antiguidade Clássica falará nos humores, ou temperamentos, fleumático, colérico, sanguíneo e melancólico. 

Com o Dr. Edward Bach, foi criada outra caracterologia, a das essências florais. E este sistema deu origem a muitos outros. 

E haveria na psicoaromaterapia algum tipo de caracterologia? Sim. O mais tradicional talvez seja o Aroma-Genera de Valerie Ann Worwood, que definiu 9 tipos básicos de personalidades aromáticas conforme a parte da planta destilada. 

No Brasil, ficou muito popular o Sistema dos 13 Aromas, que teve por base estudos de Dietrich Gumbel. Outro sistema baseado em caracterologia é o SUAVi. E existe o sistema de 13 personalidades aromáticas baseadas na característica olfativa dos OEs, que foi ensinado por Fabian Laszlo e será matéria do próximo curso ao vivo da Casa Máy, o Panorama da Psicoaromaterapia. 

Venha aprender! 

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter