Casa Máy > Aromaterapia > A diferença era o cheiro do limão
Um produto de limpeza que parece melhor porque tem cheiro de limão (Bone e Jantrania, 1992). Amostras de tecidos que parecem mais macios por terem cheiro de limão (Dematté et al., 2006). Um serviço de limpeza que parece ter sido mais bem feito porque o escritório ficou com cheiro cítrico (Holland et al., 2005).
Estes são apenas alguns dos estudos mais famosos que demonstram como o acréscimo de um cheiro – no caso, o cítrico – modifica a percepção que temos de um mesmo produto ou de um serviço.
O marketing sensorial vem explorando há décadas a associação que fazemos de 2 categorias de cheiros com limpeza e purificação: cheiro de frutas, especialmente as cítricas e cheiro de natureza (como florestas).
Esta associação é tão forte que, como os primeiros pesquisadores constataram, se um protetor solar for aromatizado com essência de limão em vez de com essência de coco ele parecerá não fazer efeito.
A perfumaria funcional se vale destas associações culturais que fazemos com cheiros pra despertar humores diferentes, pra nos trazer bem-estar.
Venha aprender conosco sobre aromacologia e perfumaria funcional.
Beijo de cheiro, Mayra.