Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – O ternário aromático

< voltar

Tradição Francesa – O ternário aromático

Postado às 16:52 do dia 30/05/23
A imagem traz um triângulos feito de folhas e o texto: Tradition Française: o ternário aromático. Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

Há muitas relações triangulares na aromaterapia. Aquela da qual mais falamos é a que relaciona OE, interagente e aromaterapeuta.

Mas existe uma bastante cara à tradição francesa de aromaterapia, que é a do “ternário aromático”.

Remontando aos estudos de Claude Vincent, engenheiro de águas francês do séc. XX que aplicou certos parâmetros físico-químicos pra estabelecer que qualidade de água seria a mais saudável à população francesa, o ternário aromático postula que os OEs são portadores de 3 parâmetros de ação indissociáveis:

– um parâmetro chamado MATÉRIA, que trata do conteúdo molecular presente nos OEs e as diversas relações estrutura-atividade que podem ser feitas a partir dele;

– um parâmetro chamado ENERGIA, que se relaciona às pesquisas de Vincent e divide os OEs conforme seu potencial elétrico em negativantes e positivantes; e

– um parâmetro chamado INFORMAÇÃO, que são os efeitos dos OEs psicofisiológicos.

De uma forma ou de outra, o conceito do Ternário Aromático aparece nas obras de Franchomme, Pénoël, Baudoux, Faucon, Maillhebieau entre outros.

Aqui na escola, ensinamos estes conceitos caros à tradição francesa e ele nos ajuda muito a entender as indicações que se estabeleceram nela.

Pra mais conteúdo sobre esta tradição, acesse nosso site e coloque no campo busca tradição francesa. Há muitos textos nossos sobre.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter