Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – O ternário aromático
Há muitas relações triangulares na aromaterapia. Aquela da qual mais falamos é a que relaciona OE, interagente e aromaterapeuta.
Mas existe uma bastante cara à tradição francesa de aromaterapia, que é a do “ternário aromático”.
Remontando aos estudos de Claude Vincent, engenheiro de águas francês do séc. XX que aplicou certos parâmetros físico-químicos pra estabelecer que qualidade de água seria a mais saudável à população francesa, o ternário aromático postula que os OEs são portadores de 3 parâmetros de ação indissociáveis:
– um parâmetro chamado MATÉRIA, que trata do conteúdo molecular presente nos OEs e as diversas relações estrutura-atividade que podem ser feitas a partir dele;
– um parâmetro chamado ENERGIA, que se relaciona às pesquisas de Vincent e divide os OEs conforme seu potencial elétrico em negativantes e positivantes; e
– um parâmetro chamado INFORMAÇÃO, que são os efeitos dos OEs psicofisiológicos.
De uma forma ou de outra, o conceito do Ternário Aromático aparece nas obras de Franchomme, Pénoël, Baudoux, Faucon, Maillhebieau entre outros.
Aqui na escola, ensinamos estes conceitos caros à tradição francesa e ele nos ajuda muito a entender as indicações que se estabeleceram nela.
Pra mais conteúdo sobre esta tradição, acesse nosso site e coloque no campo busca tradição francesa. Há muitos textos nossos sobre.
Beijo de cheiro, Mayra.