Casa Máy > Aromaterapia > Descritores olfativos
Descritores olfativos formam um vocabulário imprescindível de ser aprendido por todo profissional que trabalha com cheiros – como aromaterapeutas.
Termos vagos como forte, doce, enjoativo não descrevem adequadamente fragrâncias tão distintas quanto um jasmim e uma baunilha, ou cisto e um ylang-ylang. Da mesma forma, cítrico, fresco e gostoso não são precisos pra distinguir um limão de uma bergamota, ou um capim-limão de uma hortelã-bergamota.
Quando um aromaterapeuta é treinado em descritores olfativos – e este treino vem da perfumaria -, ele adquire um instrumental adequado pra comunicar-se com seus fornecedores de óleos e hidrolatos, pra checar as preferências olfativas de seu interagente, mesmo à distância, e pra formular sinergias equilibradas olfativamente falando.
Em nossa Formação em Psicoaromaterapia & Aromacologia, dedicamos aulas e exercícios pra aquisição e operacionalização de descritores olfativos na nossa prática clínica. Percorremos vocabulários, entendemos importantes conceitos da perfumaria e os aplicamos em psicoaromaterapia e em aromacologia.
Somos profissionais que lidam com o cheiro. Descrevê-los bem é imprescindível.
E você, tem dificuldades pra descrever cheiros? Venha estudar com a gente.
Beijo de cheiro, Mayra.