Casa Máy > Aromaterapia > Com quantos óleos essenciais se faz uma aromateca?

< voltar

Com quantos óleos essenciais se faz uma aromateca?

Postado às 12:53 do dia 08/03/21

Com quantos óleos essenciais se faz uma aromateca?

A resposta lógica é: com mais de um.
Mas, da mesma forma que uma biblioteca precisa de vários livros pra merecer este nome, uma aromateca precisa de vários OEs pra receber o nome de aromateca.

Na perfumaria, a aromateca também é chamada de “órgão”, que é o móvel onde os frascos com matérias-primas ficam guardados, ao alcance do perfumista. Mas as modernas casas de fragrância trabalham com laboratórios onde há muitos armários, muitos compartimentos refrigerados, muitas bancadas com balanças. Uma aromateca de uma casa de fragrâncias pode chegar a milhares de matérias-primas. Não será este o caso na Aromaterapia.

Pra ABRAROMA, Associação Brasileira de Aromaterapia, uma aromateca suficiente é composta por 15 OEs, os mesmos 15 que são solicitados na Avaliação da CertAroma.

Certo é que uma aromateca requer versatilidade e também deve atender a preferências olfativas de seu dono. Assim:
– VERSATILIDADE – SISTEMAS DO CORPO: busque OEs que são os mais indicados para cada sistema do corpo: respiratório, digestório, tegumentar (pele), nervoso, circulatório, genitourinário, imune etc.
– VERSATILIDADE – COMPOSIÇÃO QUÍMICA: busque OEs que possam ser combinados em função de sua composição química majoritária: ricos em monoterpenos, ricos em sesquiterpenos, ricos em álcoois, ricos em ésteres etc.
– VERSATILIDADE – INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES: busque OEs que sejam os mais indicados pra cada membro de sua família; risque da lista aqueles que são os mais contraindicados.
– PREFERÊNCIA OLFATIVA – FAMÍLIA OLFATIVA: tenha OEs que pertençam à conotação olfativa preferida: herbal, cítrico, floral, amadeirado, balsâmico etc.

Listando os OEs, veja quais deles se repetem nas listas. Esses OEs que se repetem são os mais versáteis. Acrescente à sua aromateca aqueles de sua preferência olfativa. Pronto: você acabou de montar uma aromateca. Agora, é só arrumar o dinheiro pra pagar! 

😅

Gostou de nossas instruções? É assim que você faz?

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter