Casa Máy > Aromaterapia > Por que o cheiro em difusores parece fraco?
Você compra um difusor de ambiente, pinga o óleo essencial no reservatório de água, liga o aparelho e o cheiro parece muito fraco.
O que pode estar ocorrendo? Veja algumas hipóteses abaixo.
.
1) O aparelho está com mau funcionamento e não gera uma névoa suficiente pra arrastar o OE;
2) O número de gotas foi baixo, mesmo pra um aparelho em bom funcionamento;
3) O dimensionamento do aparelho está errado, pois o ambiente é muito grande;
4) Há muita corrente de ar no local e a névoa aromatizada se espalha na direção contrária de onde você está ou se espalha rápido demais;
5) O OE utilizado pode estar diluído em algum solvente não volátil;
6) A expectativa não condiz com a realidade. Isto é particularmente o caso para quem estiver tendo suas primeiras experiências de aromatização com OEs e imagina que eles performariam como essências sintéticas. Não performam. Há muito menos explosão e fixação do odor.
7) Seu olfato acostumou-se ao cheiro do OE e coincidiu de você mudar o aparelho, achando que o problema é dele, mas na real é seu.
.
Um bom tira-teima pra ver se o aparelho está com mau funcionamento é ferver a mesma quantidade de água que você usa no reservatório, despejá-la numa vasilha e pingar na água o mesmo número de gotas que usou no difusor. Veja se a potência do cheiro continuará fraca. Mas atente pra um detalhe: o calor faz as gotas evaporarem rápido. Você perceberá um pouco mais forte no início e logo desaparece. Os difusores de névoa, em teoria, dispersam mais uniformemente. De todo modo, será um bom teste pra você tirar a cisma do óleo, do seu olfato ou do tamanho do ambiente e correntes de ar.
.
Beijo de cheiro, Mayra.