Casa Máy > Aromaterapia > Pedilúvio para pés inchados neste calor

< voltar

Pedilúvio para pés inchados neste calor

Postado às 15:27 do dia 13/02/23
A imagem traz o desenho do contorno de dos pés virados para dentro e a frase: Os pés ficam inchados neste calor, né? Pedilúvio com OEs pra aliviar. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

No verão, pode ser que seus pés e tornozelos fiquem inchados. Isto ocorre, em grande parte, pela vasodilatação promovida pelo calor. Mas falta de exercícios, ingestão de comida salgada em excesso, bebidas alcoolicas, ingestão de pouca água e ficar muito tempo sentado também são fatores pra inchaços que surgem nesta época do ano.

.

Quando isto ocorrer, um pedilúvio frio com óleos essenciais ajudará grandemente (ficar com as pernas pra cima durante uns 15-20 min também aliviará).

.

Veja como fazer seu pedilúvio frio:

– numa bacia, coloque o equivalente de água gelada ou de água à temperatura ambiente + gelo pra cobrir os tornozelos;

– conte 1 gota de óleo essencial e 9 gotas de óleo graxo pra cada 1 L de água que usar na bacia;

– primeiro dilua as gotas do OE no OG, misturando bem, e apenas depois coloque dentro da água;

– mergulhe os pés e faça este banho por 10-15 min. Idealmente, limpe os pés antes do pedilúvio pois assim, quando terminar, bastará secá-los.

.

OEs e OGs indicados.

– OE cipreste ou

– OE hortelã rica em mentol (neste caso, não use nem gelo nem água gelada, pois o mentol já reduz muito a temperatura da pele) ou

– OE rico em 1,8-cineol (>30%) ou

– OE gerânio.

.

OG pode ser qualquer um, pois a finalidade é apenas diluir os OEs.

.

Pense que após o pedilúvio também é possível aplicar OEs nos pés. Seria qualquer um dos indicados acima, a 1-2% em gel de aloe vera ou, se quiser um OG bem específico, tamanu.

.

E caso pedilúvio seja um trampo fazer, compressas frias resolvem. Neste caso, você usará 1 gota do OE escolhido diluída em 9 de OG pra 500 mL de água fria. Agite bem com uma colher antes de mergulhar um paninho na água que servirá como compressa. Reaplique a compressa quando o pano “esquentar” até que decorram 15-20 min no total.

.

Ah! Ervas são ótimas pra este pedilúvio. E, na real, apenas a água fria já será um alívio. Venha estudar conosco pra aprender como usar a aromaterapia no autocuidado!

.

PS: não replique as quantidades de OE e OG indicadas aqui pra escalda-pés. O calor potencializa a ação irritativa dos OEs. Em pedilúvios quentes, diluímos mais e usamos menos OEs.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter