Casa Máy > Aromaterapia > Talcos com óleos essenciais

< voltar

Talcos com óleos essenciais

Postado às 10:24 do dia 18/06/22
A imagem mostra um frasco polvilhador com um pouco de talco derramado sobre uma toalha com listras e a frase: Talcos com OE. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site ww.casamay.com.br.

Existe, sobretudo na aromaterapia da tradição francesa, alguns protocolos para pele que usam o talco como carreador pros óleos essenciais.

.

Dominique Baudoux, por exemplo, falará de talco com OEs em: bolhas, antraz, candidíases, alguns tipos de dermatite (incluindo aquela causada por estase) e eritema (incluindo o de fralda), erisipela, intertrigo, líquen, pitiríase, pruridos e erupções cutâneas causadas por medicamentos ou por doenças infectocontagiosas como rubéola, varicela, sarampo.

.

Já Danièle Festy falará do talco em transpiração dos pés e em situações onde a maceração da formulação na pele possa não ser muito benéfica ao tratamento.

.

Entretanto, para que um talco possa ser corretamente utilizado com OEs, é necessário dispersá-los de forma adequada.

.

Considerando a média de diluições de 1% a 3% de OEs, a ideia é diluir os OEs previamente em álcool de grau alto (92º-95º), então acrescentar esta diluição a uma parte do talco dentro de um pilão e ir misturando por cerca de 5 minutos, quando se acrescenta o restante do talco e se bate mais um pouco a mistura a fim de uma melhor dispersão dos ativos.

.

Sobre o talco, via de regra se fala da esteatita, que é um silicato de magnésio hidratado, de origem natural. Na França, ele é conhecido como talco de Veneza.

.

Entretanto, é possível usar caulim.

.

Obrigatoriamente tais ingredientes devem vir de fornecedor idôneo e terem grau cosmético, do contrário podem trazer riscos de contaminantes.

.

Se é possível usar argila comum pra dispersar os OEs com o mesmo preparo? Sim! 😃

.

E então, você conhecia esta gama de condições de pele em que é possível usar talco com OEs?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter