Casa Máy > Aromaterapia > Talcos com óleos essenciais
Existe, sobretudo na aromaterapia da tradição francesa, alguns protocolos para pele que usam o talco como carreador pros óleos essenciais.
.
Dominique Baudoux, por exemplo, falará de talco com OEs em: bolhas, antraz, candidíases, alguns tipos de dermatite (incluindo aquela causada por estase) e eritema (incluindo o de fralda), erisipela, intertrigo, líquen, pitiríase, pruridos e erupções cutâneas causadas por medicamentos ou por doenças infectocontagiosas como rubéola, varicela, sarampo.
.
Já Danièle Festy falará do talco em transpiração dos pés e em situações onde a maceração da formulação na pele possa não ser muito benéfica ao tratamento.
.
Entretanto, para que um talco possa ser corretamente utilizado com OEs, é necessário dispersá-los de forma adequada.
.
Considerando a média de diluições de 1% a 3% de OEs, a ideia é diluir os OEs previamente em álcool de grau alto (92º-95º), então acrescentar esta diluição a uma parte do talco dentro de um pilão e ir misturando por cerca de 5 minutos, quando se acrescenta o restante do talco e se bate mais um pouco a mistura a fim de uma melhor dispersão dos ativos.
.
Sobre o talco, via de regra se fala da esteatita, que é um silicato de magnésio hidratado, de origem natural. Na França, ele é conhecido como talco de Veneza.
.
Entretanto, é possível usar caulim.
.
Obrigatoriamente tais ingredientes devem vir de fornecedor idôneo e terem grau cosmético, do contrário podem trazer riscos de contaminantes.
.
Se é possível usar argila comum pra dispersar os OEs com o mesmo preparo? Sim!
.
E então, você conhecia esta gama de condições de pele em que é possível usar talco com OEs?
Beijo de cheiro, Mayra.