Casa Máy > Aromaterapia > Etimologia – orégano

< voltar

Etimologia – orégano

Postado às 20:01 do dia 26/04/22
A imagem possui duas metades: uma verde-clara e outra verde-escura. Sobre o verde-claro está escrito "origanum, o brilho da montanha" e sobre o verde-escuro, está a ilustração botânica do orégano em uma moldura redonda. No rodapé da imagem estão o logotipo da Casa Máy e seu site www.casamay.com.br.

As duas espécies do gênero Origanum mais conhecidas na aromaterapia são o orégano (O. vulgare e O. compactum) e a manjerona-verdadeira (O. majorana).

Plantas que crescem na bacia do Mediterrâneo e em alguns países da África como Marrocos, gostam de solo calcário, seco, muita incidência de luz e pouca umidade.

A palavra orégano vem do latim “origanus” e “origanum”, e do grego “oreiganon”, significando “oros” = montanha e “ganos” = brilho, ornamento.

A etimologia é bastante significativa pelo orégano crescer em condições rústicas, na forma arbustiva, com inflorescências vivas e folhas perfumadas.

Mas a graça do arbusto não deve enganar o olfato: sobretudo nos OEs de oréganos, a predominância é de fenóis (timol e carvacrol) e apenas raramente moléculas mais brandas. A recomendação é de usá-los na pele sempre diluídos em OG; por ingestão, sempre diluídos em OG & encapsulados; e, por inalação, em associação com outros OEs, devido à irritação que podem causar às mucosas respiratórias.

Orégano é um OE potente, fortemente antimicrobiano, que deve ser usado apenas em ocasiões importantes (infecções difíceis, esgotamento físico ou nervoso), de forma que ele permaneça como um recurso extremo pra situações extremas. Afinal, ele não cresce onde pouca coisa subsiste com tamanha força pra ser banalizado no nosso dia a dia, não é?

E você, já precisou recorrer ao orégano?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter