Casa Máy > Aromaterapia > “Lemongrass” não resolverá intolerância à lactose
Circula em postagens nas redes sociais que a ingestão do OE de capim-limão (lemongrass) resolveria intolerância à lactose.
.
Não, por favor, não!
.
A intolerância à lactose ocorre por deficiência da enzima lactase.
A produção desta enzima é determinada geneticamente, mas sua produção também declina com o tempo. Na presença de lactase, a lactose é quebrada em glicose e galactose, ocorrendo, então, a absorção. Na sua ausência, ela passa a ser digerida por bactérias intestinais, causando sintomas como gases, inchaços, dores e diarreia.
.
Por ora, as únicas formas de tratar a intolerância à lactose são:
– ter uma dieta sem lactose;
– ingerir lactase (como Lactaid);
– ingerir bactérias probióticas que sintetizam lactase, como alguns Lactobacillus (algumas leveduras e fungos também são capazes de sintetizá-la, além de galactases).
.
Então, dado que OE nenhum tem enzima, dado que OE nenhum tem bactérias probióticas, como exatamente a ingestão de lemongrass resolveria o problema da intolerância à lactose?
A menos que estas postagens tenham descoberto que este OE faz engenharia genética, difícil dizer.
.
Agora, há OEs que podem aliviar sintomas abdominais causados pela má-digestão de lactose? Sim, muitos, mas também os sintomas causados pela ingestão de uma lauda feijoada regada à cerveja. Aliás, sal de fruta que se compra em farmácia também ajuda, bolsa de água quente na barriga ajuda, chá de hortelã idem, mastigar sementes de erva-doce idem.
.
Então, entenda que a intolerância à lactose resolve com lactase. Ou seu gene passa a produzi-la de novo, ou você a ingere. Mas ela não estará em nenhum OE. E, tenha bom senso, não diga que o OE está mudando a expressão do seu gene. Ou diga, se você quiser vender muito OE às custas da inocência das pessoas.
Beijo de cheiro, Mayra.