Casa Máy > Aromaterapia > Sci Washing na aromaterapia

< voltar

Sci Washing na aromaterapia

Postado às 11:10 do dia 22/03/21

Postei anteriormente sobre como extrapolações científicas podem colocar a credibilidade da aromaterapia em questão por darem um verniz científico (sci washing) a alegações terapêuticas:
– quando o efeito de uma molécula é extrapolada pra todo o OE
– quando o efeito de uma molécula existente num tipo de extrato da planta, não-existente no OE, é extrapolado pro OE
– quando o efeito in vitro de um OE é extrapolado pro uso em humanos
– quando o efeito in vivo em cobaias de um OE é extrapolado pro uso em humanos
– quando o efeito de uma via de administração (como injeções IP em cobaias) é extrapolado pra formas diferentes de uso de OEs em humanos
– quando uma pesquisa com baixo nível de confiabilidade é extrapolada pra um grande nível de confiabilidade.

Hoje, tanto quanto se consome postagens rápidas em redes sociais, consome-se ciência: sem aprofundamento, sem leitura, atrás de likes e compartilhamentos, pra turbinar vendas e leads, pra trazer engajamento.

Ciência (apesar dos negacionistas, que são minoria nas sociedades) vende. Então, sci washing é uma forma de turbinar as vendas, seduzir os incautos, informar desinformando.

Entretanto, existe a boa divulgação da ciência também em aromaterapia. Na Casa Máy, nós gostamos especialmente de dois autores, que abordam as pesquisas científicas de forma ponderada e fazem as ressalvas necessárias acerca de extrapolações: Jennifer Peace Rhind e Scott Johnson. Eles são nossa referência pra maneira de abordar as pesquisas com óleos essenciais. (E Robert Tisserand, que é uma unanimidade, é a referência de todos.)

No Brasil, também consideramos os canais da Laszlo, Oshadhi, Quinarí e Terra Flor muito conscientes na forma de divulgar pesquisa científica, pois deixam claro quando existe ou não uma extrapolação, da importância de que um aromaterapeuta seja consultado antes do início de tratamentos, além da relevância da parceria médico e aromaterapeuta em tratamentos integrativos.

Veja no You Tube o vídeo sobre sci washing:

O que achou da expressão?

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter