Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Teoria do Grupo Funcional

< voltar

Tradição Francesa – Teoria do Grupo Funcional

Postado às 10:29 do dia 28/09/21
Fundo branco tem uma rosa de étalas brancas e um ramo de trigo no canto superioresquerdo. Ao lado dela, está escrito em francês, "Tradition Française". Abaixo, está escrito Teoria do Grupo Funcional - ainda usada embora questionada. No rodapé da imagem estão o site da casamay.com.br e o logotipo da escola.

Aqui está uma das mais conhecidas heurísticas da tradição francesa de aromaterapia: a Teoria do Grupo Funcional (TGF). Mas fique tranquilo se nunca ouviu falar dela: certamente você já a estudou. 

Trata-se de um método de ensinar as propriedades e contraindicações dos OEs a partir da identificação das famílias químicas mais bem representadas em cada um deles. 

Quando você lê que ésteres são sedativos, cetonas são neurotóxicas, sesquiterpenóis são estrogênio-like, monoterpenos são antissépticos, sesquiterpenos são anti-inflamatórios, álcoois são imunomoduladores, óxidos são respiratórios, aldeídos são relaxantes e que há OEs positivantes e negativantes, isto é TGF. 

A TGF foi inicialmente proposta por P. Franchomme e D. Pénoël, recebendo adições de M. Faucon e, posteriormente, de P. Mailhebiau pra, finalmente, ganhar os EUA através de K. Schnaubelt – tudo isto entre 1990 a 2000. 

A TGF se baseia em duas premissas: a relação entre estrutura molecular e sua quantidade, e a relação entre estrutura molecular e sua atividade farmacológica. Embora seja, até hoje, parte da formação de qualquer especialista em aromaterapia clínica na França, a TGF já foi criticada em um artigo pelos autores R. Tisserand, M. Valusso, A. Cont e E. J. Bowles, que mostraram o reducionismo extremo da teoria. 

Em artigo publicado em 2018, estes autores demonstraram como a TGF não foi capaz de prever o comportamento de OEs ricos em álcoois, concluindo que esta ferramenta deve ser abandonada e que o estudo individual de cada molécula e cada OE é que deve ser privilegiado. 

Aqui na Casa Máy ensinamos a TGF de forma crítica, mas ensinamos. 

E então, aprendeu algo com este post? 😃 

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter