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A quem devo perguntar “esta marca é boa?”

Postado às 10:50 do dia 28/09/21

“Esta marca é boa?” 

Fazem-nos esta pergunta muitas vezes. Quando a marca é nova no mercado, de um player entrante, não sabemos responder. E cremos firmemente que esta resposta não está em grupos de redes sociais, porque as pessoas por lá também não sabem. 

Pessoas têm preferências por marcas e elas são criadas por critérios muito subjetivos, como a facilidade de encontrá-la (há pessoas que se apegam a uma marca porque foram as primeiras a descobrirem-na!), o atendimento que receberam dos vendedores, o visual das embalagens, o tipo de marketing, se há pessoas que elas conhecem que usam a marca, se tiveram bons resultados com a marca… PARAMOS AQUI: bons resultados com a marca. Bons resultados, em aromaterapia, não dependem apenas da atividade farmacológica intrínseca de um OE; então, ter bons resultados com uma marca não pode ser critério pra responder se a marca é boa. 

A quem então faço esta pergunta? Bem, se por “esta marca é boa?” você estiver querendo saber se os OEs vendidos são puros, só há realmente uma única pessoa que pode responder: o técnico que interpretou o cromatograma do OE testado e chegou à conclusão de que nele não foram encontrados adulterantes e de que o perfil químico bate com grande pontuação ao perfil químico esperado. 

Mas como não podemos ficar enviando amostras de todo OE que compramos a um laboratório, a marca é quem tem que apresentá-los. E, na ausência de laudos, ela é quem tem que explicar quais controles de qualidade implementa (às vezes, é a compra direta do produtor) a fim de garantir a qualidade de OEs 100% puros que diz vender. 

As empresas é que devem responder a esta pergunta. Uma marca é boa quando ela demonstrar que a alegação de vender OEs 100% puros pode ser comprovada através de laudos independentes que dizem que naquela amostra não foram encontrados adulterantes e que ela tem grande probabilidade de ser compatível com a análise de um OE puro. Ou por processos alternativos, nos quais a probabilidade de adulteração é baixa (produção própria, por exemplo, certificações independentes, etc.). 

Pergunte à marca. Ela é quem deve responder. 

Beijos de cheiro, Mayra.

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