Casa Máy > Aromaterapia > Aromaterapia durante o sono
Um dos fatos interessantes do sono profundo é que ficamos anósmicos, ou seja, paramos de cheirar. Então é bem válida a pergunta se a aromaterapia durante o sono tem efeito.
Em outro post do blog da Casa Máy escrevi em detalhes sobre o assunto e como você pode ler o texto completo depois, aqui apontaremos apenas os highlights.
Primeiro ponto, o que é efeito? Sem definir o objetivo terapêutico do uso de OEs enquanto se está dormindo, não tem nem como iniciar esta conversa. Mas vamos imaginar que o mecanismo do efeito esperado seja supostamente mediado pelo mecanismo olfativo dos OEs. Se for isso, usar OEs durante o sono não terá efeito. (Você também pode soltar pum a noite toda que a pessoa ao lado, se estiver dormindo, não sentirá o efeito 🙈😅.)
Mas é óbvio que o mecanismo de absorção de moléculas pelos pulmões e mucosa nasal continuará ocorrendo. Isso é bom? Sei lá, depende do que você tiver em mente. Mas uma coisa sabemos: a olfação é um aspecto crucial em um tratamento aromaterapêutico, para o bem ou para o mal. Portanto, abrir mão da olfação pra um pretenso efeito olfato-não-dependente precisaria ser muito bem pensado. Preferencialmente, deveria ser um efeito facilmente obtido pela inalação de vapores irregularmente dispersos em um ambiente, por um período igualmente irregular, numa condição de ritmo respiratório lento e por alguém que eventualmente pode sofrer com apneias, dormir com o nariz enfiado no travesseiro, roncar, respirar pela boca e mais uma miscelânea de condições das quais qualquer pesquisa se afastaria por considerá-las complexas demais de mensurar.
Ficamos acordados tempo suficiente pra inalar OEs. Quer usar OEs enquanto dorme, use. Mas não faça suposições mirabolantes sobre o efeito disso. E leia o texto em nosso blog:
Beijos de cheiro, Mayra.