Casa Máy > Aromaterapia > Citrus × aurantium (L.) e seus inúmeros produtos aromáticos.

< voltar

Citrus × aurantium (L.) e seus inúmeros produtos aromáticos.

Postado às 09:58 do dia 18/03/21

Que a árvore da laranja-amarga é uma maravilha você já sabe. Uma espécie ímpar pra aromaterapia, porque produz óleos essenciais diferentes em três partes diferentes, o que é bastante raro entre as plantas.

Confira abaixo o nome usado, no jargão da perfumaria, pra cada produto aromático extraído da laranjeira, variedade amarga, conforme o método usado:
– Essência (natural) de laranja-amarga: prensagem da casca do fruto
– Óleo Essencial de laranja-amarga: destilação da casca do fruto (este produto é LFC)
– Petitgrain de laranja-amarga: destilação das folhas e frutos imaturos
– Néroli: destilação das flores
– ABS Flor-de-laranjeira: extração com solvente das flores
– Água de flor-de-laranjeira: fração aquosa da destilação das flores quando o objetivo da destilação é a obtenção da fração aquosa. O produto é usado sobretudo na culinária.
– Hidrolato de flor-de-laranjeira: fração aquosa da destilação das flores quando o objetivo da destilação é a obtenção do OE.
Notou que néroli é o termo pro destilado e flor-de-laranjeira é pro absoluto?

No mercado, ainda existe o óleo essencial retificado de laranja-amarga, normalmente vendido com a indicação 5X. Refere-se ao processo de deterpenização da essência prensada. A deterpenização é feita em coluna de destilação. O produto final tem sua carga de monoterpenos hidrocarbonetos reduzida e é vendido à indústria de fragrância por ser um produto menos propenso à oxidação e mais fragrante (aldeídos e ésteres é que respondem pelo aroma característico de cada fruta cítrica e no processo de deterpenização eles ficam concentrados no OE).

Ah! E uma curiosidade. A laranja-doce (Citrus sinensis) é cultivada pra extração do suco. Existe um OE no mercado produzido a partir da destilação do suco. Ele é chamado também de essência de laranja. Não é destilação da casca, não é prensagem da casca: é destilação do suco.
Incrível a versatilidade dos cítricos, né?

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter