Casa Máy > Aromaterapia > Tradição Francesa – Sinais de +++
Você sabe que está lendo um autor ou uma indicação de uso da tradição francesa de aromaterapia quando o livro vem recheado de sinais de ++++.
Por quê? É um jeito simples de mostrar em qual situação tal OE tem a melhor indicação entre os demais, pra indicar por qual via de administração determinado OE expressa seu potencial terapêutico mais reconhecido, ou pra indicar qual das ações de um OE é a mais relevante.
Assim, numa escala visual, quanto mais sinais de “+”, mais indicativo é o uso; quanto menos sinais de “+”, menos indicativo é o uso.
Não sabemos ao certo de onde surgiu esta forma de notar as indicações na aromaterapia francesa, mas provavelmente as notações de sinais de + em aromatogramas seja a resposta. Um aromatograma é a versão de antibiograma feita pra testar os OEs frente a patógenos.
Em 1979, a casa Maloine publicou 3 tomos sob o título “Traité de Phytothérapie et d´Aromathérapie” de Paul Belaiche e lá os sinais de + já estavam presentes, inclusive no tomo de aromatogramas. Em 1990, o editor Roger Jollois publicou o livro “L´Aromathérapie Exactement” e nele também se observam os sinais. A tradição persiste hoje, em livros de autores recentes, como Françoise Couic-Marinier.
Interessante, não? Quantos sinais de + merece esta postagem?
Beijo de cheiro, Mayra