Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #16

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #16

Postado às 11:07 do dia 24/02/12

Eu deveria ser vegan, mas não sou. Na minha alimentação, manteiga, queijo e mel ainda são itens consumidos. Embora as refeições matinais e do horário do almoço sejam, em 90% do tempo, vegans, o lanche da tarde costuma ter pão com manteiga e queijo. E quando como na rua, acabo comendo derivados de leite e ovos, estes últimos se estiverem embutidos na receita.

Mas não gosto de comer ovos. Por isso há receitas que nunca faço em casa, como panquecas. Meus bolos – os que faço em casa – são todos vegans. Não vejo bolos feitos com ovos serem mais gostosos que bolos feitos sem ovos. Com panquecas é diferente, porque ainda não achei uma receita sem ovos boa. A conclusão é que como panquecas de vez em nunca.

Fazia muito tempo que não experimentava uma panqueca. Fuçando no site Contrafilé, que é de uns meninos vegetarianos que estão avaliando a experiência sócio-gastronômica em restaurantes onívoros em Curitiba, resolvi arriscar e comer uma panqueca na Panquecaria Du Napoleão, no Batel. No menu, como indicado pelo Contrafilé, havia boas opções vegetarianas. Escolhemos uma entrada e cada um a sua panqueca. A entrada era a massa da panqueca frita no tempero lemon&pepper: a versão do crostini ou crostata do Du Napoleão. O paladar estava agradável, mas o cheiro do ovo insuportável. Fiquei decepcionada, porque achei que num restaurante especializado em panquecas o chef conseguiria maneirar no resíduo que fica do cheiro do ovo. Ledo engano. (Veja na foto a entrada.)

Quando olhei no menu, notei uma panqueca de legumes que me agradou. Agradou sobretudo porque ela continha requeijão, que é uma opção que sempre prefiro à mussarella. Não sou fã de mussarella, principalmente porque ninguém consegue colocar pouca musarrella nos pratos. Quando chegou minha panqueca, dei a primeira garfada e achei bem saborosos os legumes. Apesar de haver mandioquinha, cenoura e vagem no recheio, não tinha gosto de sopa, que era uma preocupação minha. Tinha gosto de legumes no requeijão. Fiquei feliz. (Veja a foto da panqueca que pedi.)

A segunda garfada é que foi uma decepção: a panqueca estava lotada de queijo mussarella derretido. Putz! Se tem requeijão, pra quê a musarella, pensei? Chamei o garçon e ele me disse que todas as panquecas da casa tinham mussarella. Então pedi o cardápio para ver se eu é que não tinha reparado. Bem, eu não estava errada: por falta de espaço na linha do cardápio, bem naquela opção que escolhi eles esqueceram de escrever que o recheio continha mussarella. Pior pra mim, né?

Conclusão: raspei todo o recheio da massa e larguei o resto no prato. Naquela altura, com mussarella por todo o lado, o cheiro do ovo voltou a me incomodar e não pude mais comer a panqueca.

Quando pagamos a conta, o garçom falou que podíamos pedir para tirar a mussarrela da panqueca numa próxima vez. Achei bom, porque um de meus filhos não gosta de queijo derretido. Mas e o cheiro de ovo? Bem, acho que não conseguiremos voltar ao restaurante – o que é uma pena, porque o ambiente é agradável e realmente há opções sem carne no menu.

Vou agora eu mesma à caça de uma boa receita de panqueca e que seja vegan de preferência. Não deve ser tão difícil achar uma.

Vegs abs, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter