Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #13

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #13

Postado às 18:22 do dia 14/02/12

Gostar de sopa na infância é uma questão de exemplo. Aliás, penso que comer legumes na infância é uma questão de ver os pais comendo. (Claro que há honrosas exceções.)

Minha mãe adorava sopa. Eu aprendi a gostar, sobretudo as com caldo bem grosso, como sopa de feijão, sopa de mandioquinha e a canja de galinh que comia na infância. Na casa de meu marido não foi diferente. Sua mãe, uma exímia sopeira, ensinou seus meninos a comerem de caldo verde a sopa com macarrão e legumes. Ele também comia sopas com carnes.

Quando nos tornamos vegetarianos, há 11 anos, sopa voltou a fazer parte de nosso menu cotidiano, sobretudo porque é muito fácil de fazer.

Nossos meninos herdaram o gosto e, desde as papinhas de quando eram bebês até os caldos mais sofisticados que fazemos hoje, é colocar sopa no prato que não enrolam nem um pouquinho pra comer.

Quando chegamos, nas férias, na casa dos avós, uma delas sempre deixa preparado pros netos uma sopa de macarrão com legumes. Na cabeça dos dois, férias rima com sopinha da vovó.

Em casa, há dias em que o menu é escolhido pelas crianças. Normalmente eles escolhem sopinha.

Ontem, em meio à greve de ônibus na cidade, resolvi caprichar na sopa de ervilha.

Refoguei no óleo de palmiste com curry, cominho, páprica-doce, alho e cebola um pouco de espinafre e couve. Cozinhei a ervilha que tinha deixado de molho na véspera. Cozinhei no vapor batatas e cenouras em cubos.

Então bati no liquidificador a ervilha com as folhas verdes. Juntei tudo numa panela, cozinhei um pouco mais e juntei os cubos de batata e cenoura na hora de servir.

Lamberam os pratos.

Viu, não é nadica de nada de difícil cozinhar sopas vegetarianas. Fica então a pergunta: por que diachos os chefs e donos de restaurantes onívores em Curitiba enfiam caldo de galinha, bacon, caldo de carne, mignon ou paio em tudo quanto é sopa?! Cacilda, meu! Há mais temperos e vegetais na Terra, sabiam?

Um lugar onde se consegue tomar caldinhos sem caldo de carne em Curitiba é na Banoffi, durante o inverno. Lá, como o povo é mais alternativo e o dono é cabeça aberta, eles entendem que vão ganhar dinheiro também com a turma vegetariana apenas usando como temperos todas as 1000 ervas que existem no planeta ao invés dos dois tipos de carne de criação intensiva e cruel neste país: frango e vaca.

Vegs abs, Má.

PS importantíssimo que quase esqueci de mencionar: Uma colega de Facebook, a Lucia B. B., me passou uma receita chiquetosa de sopa de lentilha vegetariana que ela testou em casa. Ela deu a dica de pegar a receita e dividir em duas, sendo uma parte para a sopa e outra parte para comer com arroz, cebolas caramelizadas, saladinha de cenoura, cogumelos frescos temperados com alho. Deve ter ficado danado de bão, né?

Tá aqui o link da receita da sopa de lentilha que ela me passou: http://migre.me/7W2Y1

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter