Casa Máy > Vegetarianismo > Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #6

< voltar

Não É Tão Difícil (Cozinhar Vegetariano) – #6

Postado às 15:16 do dia 30/01/12

Lanche no final de semana é uma coisa bacana. Fica mais descontraído, fica mais rápido de arrumar, fica mais fácil de juntar todo mundo. Além de, via de regra, lanche vir sem as reclamações do tipo “não gosto disto”, “não gosto daquilo”.

Cachorro-quente com molho de tomate é uma lanchinho esperto. E, sim, nós vegetarianos temos nosso hot dog também. A salsicha é de soja e, entre as melhores marcas, destaco a da Superbom. Esta salsicha da Superbom é vegan, ao contrário das salsichas de soja da Perdigão, por exemplo, que conseguem o desplante de serem feitas com soro de leite ou coisa que o valha (não vale).

Em Curitiba, há pelo menos três barracas de cachorro-quente que vendem dogs vegetarianos. A mais antiga e tradicional é a Superdog, cujos primeiros donos eram vegetarianos. (Para uma lista de locais onde se pode comer vegetariano por aqui, consulte meu Guia Vegetariano de Curitiba.) De tão fácil que é encontrar salsicha de soja, fico me perguntando o que os Au-Aus e Vininhas da vida fazem que ainda não oferecem hot dogs veggies para nós. E nem me diga que não vale a pena comercialmente porque isso não cola. Em restaurantes, sempre há um prato que é vendido para chamar atenção. Além disso, o lucro da batata-frita é tão astronômico que manter umas dez latas de salsicha Superbom no estoque não faria mal a nenhum fluxo de caixa. Eu penso que é má vontade mesmo.

Para comparar, veja que eu conversava com o pessoal da Hamburgueria do Vicente e eles me contaram que o seu hamburguer vegano, à base de quinua e abóbora, já é mais vendido que o de peixe. Para eles, vale a pena manter o hamburguer vegan no cardápio. Resta saber por que um Au-Au não consegue rentabilizar um hot dog vegetariano se uma hamburgueria – o templo do consumo de carne -, consegue. Pra pensar…

Bem, mas depois de eu destilar minha crítica à criatividade e boa vontade dos chefs e donos de restaurantes de Curitiba com relação ao público vegetariano, eis o lanchinho que preparei para um domingo em casa: salsicha da Superbom no molho de tomate bem temperadinho com curry e cebola, pão francês, saladinha de alface e brócolis, batata Pringles e uma fatia de queijo mussarela para os ovo-lactos presentes. Não lembro se neste dia a bebida foi suco de uva ou laranja. Bem, algum suco foi.

Taí. Viu que, se seus filhos forem vegetarianos, eles não serão freaks que nunca comeram cachorro-quente na vida? Aliás, uma coisa que pouca gente sabe (mas não espalhe, pelo bem de nossa saúde), junk food e fast food também existe no mundo vegetariano.

Vegs abs, Má.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter