Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > autoras > Tatuí, o príncipe dos palmitos–Luciane do Nascimento e Humberto Soares

< voltar

Tatuí, o príncipe dos palmitos–Luciane do Nascimento e Humberto Soares

Postado às 14:44 do dia 04/04/13

O Brasil é um país que produz muitos talentosos escritores e ilustradores de livros infantis. Então é de supor que mesmo autopublicações rendam obras bacanas. É o caso deste Tatuí, o Príncipe dos Palmitos, da dupla Luciana do Nascimento e Humberto Soares, de Joinville/SC.

Publicado em 2011 graças à lei do Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Joinville, o livro é uma HQ que tem sabor de sonho realizado. Humberto, artista plástico, cartunista e professor, ministra aulas de história em quadrinhos desde 1998; e Luciana, publicitária e escritora, foi sua aluna. O personagem Tatuí nasceu das memórias de infância de quando Luciana passava férias num rancho na Mata Atlântica, entre palmitais,e dos desenhos que Humberto fazia para ilustrar um personagem de contação de histórias vivido pela atriz Vera Seco. (Hoje, o Tatuí é interpretado pelo próprio Humberto.)

Tatuí é um menino encantado, que bebeu o Elixir da Alegria de um palmiteiro brilhante, e mora nas ruas da Cidade das Flores vendendo picolés de alegria. Tem uma melhor amiga, a aranha Rana, que fez morada em seu boné. Juntos eles vivem muitas aventuras, mas nenhuma se compara à busca por comida em latas de lixo ou em esmolas pela cidade. Apesar dessa realidade, dura, Tatuí é um garoto como outro qualquer, que fica zangado, mas que fica feliz na maior parte do tempo, que leva no bom humor o que lhe acontece de estranho e tem como colegas seres encantados do universo folclórico brasileiro.

O livro é ilustrado com diversas técnicas, de tinta acrílica sobre discos de vinil à aquarela sobre papel canson. Na primeira parte, traz a lenda do nascimento do Tatuí; na segunda, tiras de Tatuí e Rana que foram publicadas durante quatro anos no jornal A Notícia. Embora os desenhos sejam mais bonitos na primeira parte, pelo colorido impactante, é na segunda que as histórias são mais interessantes. E é das tiras que arranquei uma definição de perfume ótima, que reproduzo abaixo. Só por esta tirinha já valeu a leitura do livro. Mas se você não for aromaterapeuta como eu, leia porque é fofo e porque vai ensinar seus filhos sobre palmitos e amizade.

 

 

Definição da aranha Rana para perfume.

“- Olha o que eu achei, Tatuí! É um PERFUME!

Hããã? Mas o que é um PERFUME?

– Ôôôô, Tatuí… Não sssabe? É uma flor que ESPIRRA! Veja sóóóóó…

SSSAÚDE!

 

revisto por Mayra Corrêa e Castro ® 2013

 

NASCIMENTO, Luciane do. Tatuí, o príncipe dos palmitos. Desenhos de Humberto Soares. Joinville: edição do autor, 2011.

(Em Curitiba, o livro pode ser comprado na Mahatma Livraria; ou compre pelo site http://livrotatui.com.br/ )

Comentários

Assinar Newsletter