Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > autoconhecimento > Sob o signo da sombra – Jo Pavezi e Adriana Ferrareto

< voltar

Sob o signo da sombra – Jo Pavezi e Adriana Ferrareto

Postado às 12:00 do dia 19/01/15

Jo Pavezi é psicóloga, psicoterapeura e coach. É amiga de Adriana Ferrareto, que é coach e palestrante. Ambas têm uma abordagem incomum para as questões humanas nos ambientes de negócios: incluem a importância da felicidade e da espiritualidade. Juntaram-se a um trio (um roteirista e uma dupla de artistas gráficos) para dar nascimento a esta graphic novel, Sob o signo da sombra, onde o foco é mostrar como o lado ruim que todos temos é funcional. Funcional no sentido de que ele está funcionando para manter, esconder ou impulsionar algum aspecto importante de nossas vidas.

Com Jo obtive a indicação da leitura de O lado sombrio dos buscadores da luz, já resenhado por aqui. Uma leitura essencial a todos que, dias mais, dia menos, seja na psicoterapia, seja no coach, se defrontam com aquele lado menos bonito da personalidade. Embora psicoterapia e coach tenham objetivos e abordagens diferentes – digamos que um lida com o trabalho que dá a vida, e o outro lida com a vida que o trabalho dá –, ambos olham para o ser humano que está em momentos definidores; eu poderia dizer, momentos de crise. Se a crise é crônica ou aguda, não importa; se o processo levará mais tempo ou menos para desenrolar, importa pouco também. Mas importa que você terá que se olhar no espelho e dizer: ok, esta autoimagem serve, esta não serve mais.

Sob o signo da sombra é isso: quando você se olha no espelho e percebe que não precisa mais se ver refletido nos olhos de antigas crenças, como as herdadas dos pais ou da sociedade.

O lance de ser uma graphic novel e não um texto corrido é que as autoras queriam fazer ago diferente. (Nada de velhas crenças, lembra?) Diferente é bem o jeito como elas fazem: zero arrogância, 100% de dedicação a seus clientes, muito amor, compaixão e risadas contagiantes.

E algo curioso desta empreitada é que, sendo o livro de temática tão densa, Jô e Adriana são pura luz.

revisto por Mayra Corrêa e Castro © 2015
FERRARETO, Adriana Fernandes; PAVEZI, Jo. Sob o signo da sombra: o super-herói profissional. Curitiba: Almenara Editorial, 2014.

Se você gostou deste blog, cogite comprar seus livros através de nossos links. Isso nos ajudará.

Comentários

Galeria de Fotos do Pinterest

Assinar Newsletter